RSS

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Angora Turco




Origem: Turquia Perfil: AfetuosoTipo de Pêlo: LongoTamanho: MédioPeso Mínimo: 04 Kg - Peso Máximo: 05 KgTemperamento: IndependenteNível de Atividade: AltoIdade: média de 10 anos

Características

A pelagem do Angorá Turco é longa e farta, principalmente na região do pescoço e da cauda. Os olhos são grandes e amendoados, com coloração azul ou verde. Ótima companhia e muito ligado ao seu dono, não é raro ver um Angorá Turco seguir seu dono por toda a casa.
A cor branca é a mais tradicional nesses gatos, porém existe a associação de surdez aos gatos brancos com olhos azuis, felizmente há uma grande tendência por partes dos criadores em criar exem-plares coloridos para tentar diminuir a incidência de surdez nessa raça.
O Angorá Turco é um gato muito brincalhão, esbelto e inteligente, além de ser afetuoso, alegre e que gosta de muitos mimos. Os criadores afirmam que ele é um animal magnífico, com um pêlo comprido e sedoso; temperamento dócil e amistoso, sendo ótima companhia e muito apegado ao seu dono. Não é raro ver um Angorá Turco seguir seu dono por toda a casa, como um cachorrinho. Por fim, vale ressaltar que eles se dão bem com cães e com crianças, salvo se estas últimas ainda forem bebês. Esta raça, necessita de pouco espaço para se exercitar, podendo ser criado em apartamentos. Além disso, eles adoram locais macios para descansar.

Histórico

O Angorá Turco é um gato muito antigo, tendo sua origem datada no ano de 1400 na Turquia. Os Angorás foram as primeiras raças introduzidas na Europa, no séc. XVI tendo sido importados da cidade turca de Angorá, atualmente conhecida por Ankara. Esta raça foi utilizada na criação de um dos gatos mais populares do mundo, o Persa, cujo sucesso quase causou a extinção do Angorá Turco, tanto na Turquia quanto no resto do mundo. Nesta época, o termo angorá acabou designando qualquer gato peludo e não mais uma raça. Graças aos esforços do governo turco, que estabeleceu um programa de criação no zoológico de Ankara, por volta dos anos 60, cuja finalidade era salvar esta raça da extinção e reviver seu antigo prestígio.

Cuidados

Recomenda-se para uma melhor higiene do Angorá Turco a escovação diária, a fim de evitar a formação de bolos de pêlo, que tiram a beleza da pelagem e também podem provocar doenças de pele, uma vez que acabam retendo umidade e sujeira, as quais favorecem a irritação da pele por fungos e bactérias. Mesmo sendo mais resistentes às doenças de pele do que outras raças de pêlo longo, sem a escovação, esta raça ao se lamber, acaba ingerindo maior quantidade de pêlos, aumentando o risco da formação de bolos no estômago, causando sérios problemas de saúde.
Fonte: www.caoeciavet.hpg.ig.com.br



FOTOS:


Gato Angora Turco

1 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho um angora que é a minha vida amo muito o meu fofinho e fico preocupada quando ele morrer

Postar um comentário

Sequidores