RSS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Devon Rex

Devon Rex
País onde a raça é recorrente :Reino Unido
 
Descrição da Raça
O Devon Rex é uma raça de gatos de aparência marcante, semelhante ao Cornish Rex, que surgiu na Inglaterra na década de 60.
O primeiro exemplar da raça foi descoberto em Buckfastleigh Devon, no Reino Unido, em 1960, entre uma ninhada de gatos selvagens perto de uma mina de estanho.
Sua pele é bem curta, e os pelos são encaracolados.
São gatos de porte médio, com orelhas grandes e ligeiramente arredondadas, assim como a sua cabeça e seus olhos.
Seu bigode é bem curto, de forma a dar a impressão que não tem bigodes.
Tem pernas longas e robustas, e dedos invulgarmente elevados, muito bem adaptados para longos saltos

Exemplares da raça costumam ser bem ativos, brincalhões, divertidos e muito afetivos com as pessoas. São inteligentes e relativamente fáceis de cuidar.

A raça é muito comercializada para pessoas alérgicas e que buscam uma companhia felina, ja que o pêlo típico desta raça, não costuma provocar as típicas irritações causadas por pêlos de outros gatos mais comuns.

Mais fotos do Devon Rex

Cornish Rex

Cornish Rex
País onde a raça é recorrente :Reino Unido
 
Descrição da Raça
Raça originarou-se de um filhote nascido em 1950 na cornualha, Inglaterra. Foram criados para ter um tipo de corpo relativamente exótico ou Oriental, numa vasta gama de cores.

Cornish Rex, gato de tamanho médio-baixo, com o pêlo curto, de cor azul ou vermelho. Os seus olhos têm um tamanho normal, cabeça oval, orelhas um pouco grandes e cauda comprida. O Cornish Rex é muito esperto e amoroso, adora a sua família e é muito ativo.

Ele faz um excelente animal de estimação se o que se pretende é um gato caseiro que adore estar em família. O seu pêlo não dá muito trabalho, mas é preciso ser carinhoso e escovar.

Porte: médio
Pelagem: curta e crespa
Energia: alto
Temperamento: apegado, brincalhão e muito extrovertido.
Tempo de vida: 18 anos

Curiosidade: o Cornish Rex também é conhecido como “Poodle Cat” por causa da sua pelagem encaracolada.
Mais fotos do Cornish Rex

Colorpoint Shorthair



Esse animal, de corpo bastante comprido, tem um aspecto peculiar. Suas linhas finas dão um ar diferente ao Colorpoint Shorthair. Parece ser um gato elegante e esbelto. É também reconhecido pela variedade de cores em que pode ser encontrado, mais de 20. São muito parecidos com os gatos Siameses, sendo semelhantes inclusive em seu temperamento tranqüilo e muito comunicativo. Apresenta tamanho médio e em alguns casos, o macho pode ser um pouco maior que a fêmea. São excelentes para casas com moradores que têm alergias a pelos, pois não soltam a sua pelagem. Banhos dados ocasionalmente são recomendados, inclusive a escovação de seus pelos para retirar os que estão soltos. Seus olhos são muito expressivos, geralmente na cor azul e no formato amendoado. O Colorpoint Shorthair costuma viver de 10 a 15 anos.

Mais fotos do Colorpoint Shorthair 

Chartreux

Chartreux
País onde a raça é recorrente :França
 
Descrição da Raça
O gato Chartreux, conhecido pelo seu sorriso enternecedor, é um gato silencioso e discreto, menos falador que a maioria dos felinos, mas muito ronronante, sendo que raras vezes se ouve miar. Aliás, quando o faz e se espera um miar forte, apenas se ouve um som minúsculo e delicado.

Bastante calmo e extremamente tolerante, é muitissímo dedicado e apegado à sua família, demonstrando um enorme carinho e simpatia. É também sociável, simpático e adapta-se rapidamente às mudanças.

É um gato que necessita de muito espaço para se exercitar, pois adora correr pela casa sempre na brincadeira com o seu dono ou com um simples brinquedo. Para ele, um pouco de exercício frenético a um ritmo alucinante, pelo menos uma vez por dia é mais do que suficiente para se sentir o gato mais feliz e alegre do mundo. Adora naturalmente, chamar a atenção e ser acariciado mas não gosta de se sentir preso.

O seu pêlo curto, fofo e lanudo é muito macio. A cor é cinza-azulada e pode variar entre cinzento mais claro ou mais escuro, sendo que deve ser uniforme desde a raiz. O brilho do pêlo é percebido através das pontas prateadas, mas não deve apanhar muito sol, pois pode ficar com reflexos acastanhados, o que não é aconselhável. Com um corpo forte, robusto e porém musculoso, o Chartreux é um gato extraordinário.

Porte: Médio
Pelagem: curta, lanosa e macia.
Energia: médio
Temperamento: apegado, brincalhão e inteligente.
Tempo de vida: 18 anos

Curiosidade: o Chartreux gosta de ficar em lugares altos, tipo em árvores, e precisam de espaço para suas atividades.
Mais fotos do Chartreux

California Spangled

País onde a raça é recorrente :Estados Unidos
 
Descrição da Raça
Felino desenvolvido por Paul Casey, por meio da seleção de diversas raças. Sua intenção era produzir um gato que preservasse o aspecto selvagem dos seus ancestrais.
A raça foi lançada em uma campanha publicitária de uma loja de departamento dos Estados Unidos, em 1986.

Uma característica notável destes gatos é o modo como o corpo permanece junto ao chão quando anda, apensar de suas pernas serem relativamente longas. Isto é o resultado de suas articulações angulosas: suas pernas dianteiras fazem quase um ângulo reto com o cotovelo e, portanto, são efetivamente arremessadas para trás, sob o corpo, quando o gato caminha.

O padrão de manchas é a marca mais significativa da raça, as cores variam entre dourados, prata, marrom e azul.

É um excelente caçador. Sociável, é afectuoso e sensível. A manutenção deste gato limita-se a uma escovagem semanal.

Porte: Médio
Pelagem: curta e macia (escovação a cada 15 dias).
Energia: médio
Temperamento: afetivo e muito esperto.
Tempo de vida: 15 anos

Curiosidade: os primeiros gatos dessa raça receberam nome de tribos indígenas da Califórnia.
Mais fotos do California Spangled 

Burmilla

Burmilla

País onde a raça é recorrente :Reino Unido
 
Descrição da Raça
Esta raça é provavelmente uma das mais recentes. Com pouco mais de vinte anos, ela surgiu do acasalamento não planejado entre um Persa Chinchilla e um Birmanês Lilás.

O seu belo manto macio logo cativou alguns admiradores que rapidamente juntaram esforços no sentido de fazer deste gato, uma raça reconhecida internacionalmente. Embora ainda não aceite em todos os países, o Burmilla dá já os seus primeiros passos nas exposições felinas.

Muito divertido, tem olhos grandes e redondos. De comportamento ativo e amistoso, seu corpo é musculoso, sua pequena cabeça é arredondada e marcada pelo nariz avermelhado, que se destaca do conjunto. Os seus olhos verdes são grandes se comparados com o tamanho da cabeça.

O pêlo é curto, denso e ligeiramente áspero, com algumas malhas de tom escuro. As cores são sombreado-lilás, sombreado-chocolate, sombreado-marrom, além das cores do seu progenitor, o Birmanês.

Porte: Médio
Pelagem: curta, fina, macia e densa.
Energia: alto
Temperamento: ativo e amistoso.
Tempo de vida: 12 anos

Curiosidade: sua marca registrada são seus olhos grandes, redondos e amendoados.
Mais fotos do Burmilla

Burmês (Burmeses)

Burmês (Burmeses)

País onde a raça é recorrente :Tailândia
 
Descrição da Raça
Raça originada do cruzamento de um Toquinesa, na década de 1930, com um Siamês pelo americano Joseph Thomson, em viagem à capital da Birmânia, Rangoon. Assim como os Siameses, os seus antepassados são provenientes do Sudeste Asiático.

Este animal de tamanho médio, de olhos grandes e dourados tem pêlo curto de cor azul ou castanho, cabeça redonda, cauda também de tamanho médio, e orelhas largas, mas não compridas. Este gato é muito activo e esperto, apesar de às vezes ele tentar coisas impossíveis para ele, como saltar do segundo andar.

Ele é muito bom para se ter em casa, pois ele se da muito bem com cães e crianças, mas terá algum trabalho em escová-lo. Apesar de ser fácil, vai ser necessário escová-lo várias vezes. Ele adora estar ao pé do dono, e muitas vezes saltará para o vosso colo quando menos esperarem.

Porte: Médio
Pelagem: curta, fina, sedosa e brilhante.
Energia: alto
Temperamento: extrovertido, apegado, inteligente e meigo.
Tempo de vida: de 15 a 18 anos

Curiosidade: conta se que um gato branco chamado Sinh acompanhava o sumo sacerdote, Mun-Há, que jazia em seu leito de morte. Ao tocar seu corpo, suas patas continuaram brancas, mas seus olhos ficaram azuis, seu pêlo ganhou uma tonalidade marrom, e a pelagem ao longo do dorso tornou-se dourada.
Mais Fotos Burmês

British Shorthair

País onde a raça é recorrente :Reino Unido
Descrição da Raça
O British Shorthair, também conhecido como "O pêlo curto inglês" é, provavelmente, a mais antiga raça de gatos da Inglaterra.

Quando os romanos invadiram a Bretanha, levaram consigo essa raça para combater os ratos que se espalhavam pelo solo inglês.

Apesar de serem reservados, são carinhosos e inteligentes.
Trata-se de uma das raças mais inteligente de gatos, ótima para ser usada em filmes e comerciais de televisão.

Sua cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.
O tamanho varia de médio para grande, sendo que geralmente as fêmeas são bem menos robustas que os machos, em qualquer aspecto.
Os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.


Origem 

O British Shorthair, segundo os entendidos, terá tido a sua origem nos gatos domésticos da Roma Antiga. Gatos de rua sem grandes, ou nenhumas, aspirações que eram estimados pela sua docilidade mas, essencialmente, pela robustez física e pela habilidade nata na caça aos ratos, factor essencial naqueles tempos em que os roedores eram temidos propagadores de doenças.

História
Para um gato de tal forma extraordinário e até exótico, a sua é uma história simples. É uma raça de ocorrência natural que proliferava um pouco por todo o território britânico, dando mostras de ser muito saudável. O aperfeiçoamento dos seus traços culminou no reconhecimento do British Shorthair, em finais do séc. XIX. Há quem assegure que é a mais antiga raça de gatos inglesa. A sua beleza física, a par de uma rara inteligência, faz com que o treino seja quase uma brincadeira de crianças. Não admira que seja a raça eleita de anúncios publicitários e mesmo de produções cinematográficas. Pode mesmo dizer-se que o British Shorthair, ainda que relativamente raro nos Estados Unidos, traz Hollywood pelo beicinho.

Os machos são bem maiores do que as fêmeas


MorfologiaTudo o que se diga sobre as características físicas deste gato, um dos maiores de entre todas as raças, deve colar-se a um adjectivo: arredondado. Grosso modo, distingue- se pelas formas arredondadas, pelo tamanho possante, corpo maciço e musculado, sendo extensa a lista de colorações possíveis do seu pêlo, curto, claro está, e muito denso. Ainda assim, a manutenção exigida é simples e muito menos trabalhosa do que a sua aparência fofa e lustrosa possa denunciar. As pernas são grandes e fortes e as patas… arredondadas. Também a cabeça se apresenta grande por oposição a umas orelhas pequenas a médias que devem acentuar a circularidade da cabeça. Para um nariz curto, um queixo recortado. A cauda, média, é, também ela, arredondada na ponta. Aos grandes olhos redondos, muito abertos, associa bochechas bem definidas e um sorriso permanente que lhe conferem aquele ar irresistível, a lembrar o gato Cheshire de Alice no País das Maravilhas.


Nesta raça, a coloração mais rara é a creme

Temperamento
Por ser grande, prefere o chão, mas não desdenha colo. Dócil, meigo e companheiro, é um exímio observador, seguindo o dono numa constante vigília. Gosta de estar a par de tudo o que se passa à sua volta. É muito compreensivo com outros animais e paciente com crianças. Por ser tão inteligente, sabe reconhecer quem lhe dispensa afecto e para esses tem sempre uma festa amiga. Contrariando a fama dos felinos, é calmo e fiel.

Prós e Contras
Os de pêlo branco (frequentemente surdos quando associados à cor azul dos olhos) são particularmente sensíveis ao sol, requerendo atenção especial a fim de evitar queimaduras. O seu apetite pode extravasar para a gula. Cerca de 70 calorias diárias por cada quilo de peso é aquilo que muitos entendidos recomendam. Há que controlar- lhe o peso e recorrer à dieta, caso seja necessário, já que o excesso de peso reduz a esperança de vida média do animal, a qual, sem sobressaltos, pode ultrapassar os 15 anos. No que toca aos prós, a lista é extensa. Dizemoslhe apenas que é saudável, não é destruidor e adapta-se bem a qualquer espaç
o.


Mais fotos do British Shorthair

British Longhair

British Longhair
País onde a raça é recorrente :Reino Unido
 
Descrição da Raça
O British Longhair é um gato de tamanho médio originário da Grã-Bretanha

O British Longhair é uma variação do British. Dono das mesmas características temperamentais que seu irmão, o felino de pelo longo é um animal extremamente companheiro para a família.
Dono de um corpo robusto, o gato é largo nas pernas e possui um nariz curto. Sua cabeça é bastante larga e redonda com bochechas bem desenvolvidas. Muito inteligente, é autoconfiante, possessivo e nada exigente, o que o torna uma boa opção para pessoas inexperientes com animais
Mais fotos do British Longhair

Bombaim

Bombaim

País onde a raça é recorrente :Estados Unidos
 
Descrição da Raça
Bombaim foi desenvolvido em 1958 por Nikki Hornes, do Kentuchy. Objetivo era produzir um gato que se assemelhasse a uma pantera negra em miniatura.

Sua origem é resultado do cruzamento entre Burmese e o Pêlo curto Americano (American Shorthair). Como o objetivo foi atingido e o gato remete à pantera negra, nativa da índia, seu nome deriva da cidade de Bombaim.

Raça muito fácil de treinar, e também gosta muito de brincar. Se você viver num apartamento ou casa pequena. O Bombaim não se importa, fazendo com que ele seja o animal de estimação ideal para se ter em pequenas casas. Infelizmente, muitos dos Bombaim quando nascem, têm uma deformação facial no crânio e é necessário que sejam abatidos logo à nascença, para que não sofram no seu pouco tempo de vida que têm, já que esta deformação só causará dor a eles até que isso os mate.

Se o que pretende é um gato que se adapte a sítios pequenos e seja fácil de treinar e que nem dê trabalho a manter bem escovado, então o Bombaim é certamente a melhor escolha.
Porte: Médio
Pelagem: curta e acetinada (esfregar de maneira vigorosa, esporadicamente, para manter o brilho).
Energia: Médio
Temperamento: afetuoso e calmo exigem atenção humana e são muito tolerantes com crianças e cães.
Tempo de vida: 18 anos
Mais fotos do Bombaim

Bobtail Japonês

País onde a raça é recorrente :Japão
 
Descrição da Raça
Primeiros Gatos domésticos que chegaram ao Japão, provenientes da China e, provavelmente, da Coréia, há no mínimo mil anos.
Somente em 1968 o Bobtail chegou aos Estados Unidos. No mundo, todos os exemplares da raça descendem de ancestrais nascidos no próprio Japão.

O Bobtail Japonês tem como característica o seu tamanho médio alto, este gato de pêlo suave (longo ou curto, de cores variadas como branco ou preto) tem os olhos e orelhas grandes, e o seu nariz é longo. Existem escrituras que referem este animal com mais de dois mil anos (no mínimo). Este gato muito activo é bastante leal, e adora a companhia do seu dono.

O problema é que ele requer muita atenção, mas dá-se bem com toda gente (animais inclusive). É fácil de escová-lo e é muito querido para se ter em casa, mas a sua necessidade de interagir com o dono pode torná-lo um pouco difícil de aturar.

Porte: Médio
Pelagem: curta, macia e sedosa (escovação leve diária)
Energia: Médio
Temperamento: ativos, inteligentes, adoram a companhia humana e gostam de andar no ombro dos donos. Não se estressam com facilidade e toleram viagens, exposições, outros animais e crianças.
Tempo de vida: 18 anos

Curiosidade: sua cauda pequena é a grande característica da raça, sendo única e individual, como uma impressão digital. Não existem duas caudas iguais, o nome dele é resultado da cauda curta.
Mais fotos do Bobtail Japonês


Bobtail Americano



Gato Bobtail Americano


País onde a raça é recorrente :Estados Unidos
 
Descrição da Raça
Bobtail Americano é uma raça originária de um gatinho Tabby sem cauda de uma reserva de índios americanos do Arizona, que foi adotado por John e Brenda Sanders, do lowa. Ela foi reconhecida em 1989.
Este gato cujo pêlo pode ser de qualquer cor e feito tem um tamanho médio, olhos grandes, orelhas compridas, mas de tamanho normal, nariz comprido (comparado com o seu tamanho), e a sua cauda é curta (em relação às outras raças). 

O Bobtail Americano é bastante simpático e amável, e faz uma excelente companhia para quem gosta de viajar. Apesar do seu ar ameaçador, ele é muito doce e atencioso, e até é calmo. Escová-lo não deverá sem um problema, pode uma ou duas vezes por semana devem chegar para mantê-lo bonito.

Porte: Médio 
Pelagem: longa ou curta
Energia: Médio 
Temperamento: amigável e curioso
Tempo de vida: de 15 a 18 anos

Fotos de gatos Bobtail Americano


Bobtail Americano

Sequidores