RSS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

British Shorthair

País onde a raça é recorrente :Reino Unido
Descrição da Raça
O British Shorthair, também conhecido como "O pêlo curto inglês" é, provavelmente, a mais antiga raça de gatos da Inglaterra.

Quando os romanos invadiram a Bretanha, levaram consigo essa raça para combater os ratos que se espalhavam pelo solo inglês.

Apesar de serem reservados, são carinhosos e inteligentes.
Trata-se de uma das raças mais inteligente de gatos, ótima para ser usada em filmes e comerciais de televisão.

Sua cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.
O tamanho varia de médio para grande, sendo que geralmente as fêmeas são bem menos robustas que os machos, em qualquer aspecto.
Os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.


Origem 

O British Shorthair, segundo os entendidos, terá tido a sua origem nos gatos domésticos da Roma Antiga. Gatos de rua sem grandes, ou nenhumas, aspirações que eram estimados pela sua docilidade mas, essencialmente, pela robustez física e pela habilidade nata na caça aos ratos, factor essencial naqueles tempos em que os roedores eram temidos propagadores de doenças.

História
Para um gato de tal forma extraordinário e até exótico, a sua é uma história simples. É uma raça de ocorrência natural que proliferava um pouco por todo o território britânico, dando mostras de ser muito saudável. O aperfeiçoamento dos seus traços culminou no reconhecimento do British Shorthair, em finais do séc. XIX. Há quem assegure que é a mais antiga raça de gatos inglesa. A sua beleza física, a par de uma rara inteligência, faz com que o treino seja quase uma brincadeira de crianças. Não admira que seja a raça eleita de anúncios publicitários e mesmo de produções cinematográficas. Pode mesmo dizer-se que o British Shorthair, ainda que relativamente raro nos Estados Unidos, traz Hollywood pelo beicinho.

Os machos são bem maiores do que as fêmeas


MorfologiaTudo o que se diga sobre as características físicas deste gato, um dos maiores de entre todas as raças, deve colar-se a um adjectivo: arredondado. Grosso modo, distingue- se pelas formas arredondadas, pelo tamanho possante, corpo maciço e musculado, sendo extensa a lista de colorações possíveis do seu pêlo, curto, claro está, e muito denso. Ainda assim, a manutenção exigida é simples e muito menos trabalhosa do que a sua aparência fofa e lustrosa possa denunciar. As pernas são grandes e fortes e as patas… arredondadas. Também a cabeça se apresenta grande por oposição a umas orelhas pequenas a médias que devem acentuar a circularidade da cabeça. Para um nariz curto, um queixo recortado. A cauda, média, é, também ela, arredondada na ponta. Aos grandes olhos redondos, muito abertos, associa bochechas bem definidas e um sorriso permanente que lhe conferem aquele ar irresistível, a lembrar o gato Cheshire de Alice no País das Maravilhas.


Nesta raça, a coloração mais rara é a creme

Temperamento
Por ser grande, prefere o chão, mas não desdenha colo. Dócil, meigo e companheiro, é um exímio observador, seguindo o dono numa constante vigília. Gosta de estar a par de tudo o que se passa à sua volta. É muito compreensivo com outros animais e paciente com crianças. Por ser tão inteligente, sabe reconhecer quem lhe dispensa afecto e para esses tem sempre uma festa amiga. Contrariando a fama dos felinos, é calmo e fiel.

Prós e Contras
Os de pêlo branco (frequentemente surdos quando associados à cor azul dos olhos) são particularmente sensíveis ao sol, requerendo atenção especial a fim de evitar queimaduras. O seu apetite pode extravasar para a gula. Cerca de 70 calorias diárias por cada quilo de peso é aquilo que muitos entendidos recomendam. Há que controlar- lhe o peso e recorrer à dieta, caso seja necessário, já que o excesso de peso reduz a esperança de vida média do animal, a qual, sem sobressaltos, pode ultrapassar os 15 anos. No que toca aos prós, a lista é extensa. Dizemoslhe apenas que é saudável, não é destruidor e adapta-se bem a qualquer espaç
o.


Mais fotos do British Shorthair

0 comentários:

Postar um comentário

Sequidores